Soluções de reabilitação acústica em imóveis habitacionais

Como já foi referido no artigo "4 fases que garantem o êxito na reabilitação acústica de imóveis", a reabilitação acústica de um imóvel deve compreender 4 fases: diagnóstico acústico, definição das soluções de reabilitação acústica, acompanhamento da execução e verificação final da correcta execução.

No diagnóstico acústico é frequente detectar-se incumprimento nos valores de isolamento a sons aéreos (vozes, música, etc.) e/ou a sons de percussão (passos, arrastar de cadeiras, etc.) entre habitações vizinhas. Deste modo, será necessário prever soluções de reabilitação que incrementem o isolamento acústico necessário a este tipo de sons.

Para situações mais simples, onde se pretenda um reforço de isolamento a sons aéreos entre compartimentos do mesmo piso a solução a aplicar poderá passar pelo reforço, de um dos lados, através de um elemento aligeirado, montado em forma de sanduíche. Para reforçar o isolamento a sons aéreos relativamente aos compartimentos do piso superior, a solução a aplicar poderá passar pela execução de um tecto falso com isolamento no tardoz.

O princípio geral de redução dos sons de percussão, na situação específica dos pavimentos, consiste na utilização de revestimentos de piso flexíveis (por exemplo alcatifas) ou de pavimentos flutuantes aplicados sobre uma camada resiliente (usualmente designada de tela acústica).

Para situações mais complexas, com elevadas carências de isolamento a sons aéreos e sons de percussão, poderá justificar-se o reforço integral de todo o espaço, ou seja, do piso, paredes e tecto.

Muitas vezes são também detectadas carências de isolamento sonoro em vãos de janelas e portas. Nestes casos, dependendo das causas das carências detectadas, o reforço de isolamento poderá passar pela vedação de frinchas em todo o perímetro da caixilharia, isolamento da caixa de estores e substituição de janelas e/ou portas por outras com melhor desempenho acústico. Em alternativa à substituição de janelas, em especial em imóveis que se situem em zonas ruidosas, poderá optar-se por manter as janelas existentes e aplicar uma segunda janela.

É importante no entanto salientar que estas soluções de reabilitação acústica carecem sempre de uma avaliação acústica prévia para uma maior particularização e adaptação a cada situação.